- Newsletter Homesteaders Brasil - Vida Off Grid
- Posts
- Homesteaders Brasil #11 | Além das Convenções: A Odisseia Off-Grid de Stephanie e Joel
Homesteaders Brasil #11 | Além das Convenções: A Odisseia Off-Grid de Stephanie e Joel
Construindo um Lar com Permacultura e Paixão, da Sobrevivência à Autonomia.
Nas edições anteriores
#10 | Economia Circular na Vida Off-Grid
#9 | Da Inquietação ao Renascimento: Uma Jornada Off Grid 🌱
#8 | Reivindicando a Autonomia 🌱💡🔌⚡🗽🛡️
Para começo de conversa 🌱
Na edição desta semana, destacamos a jornada inspiradora de Carlos Silva, um entusiasta de energias off-grid e soluções inovadoras para a captação de água, diretamente do nordeste do Brasil. No nosso recente Podcast Permacultor Libertário, Carlos compartilhou como pequenas mudanças e um profundo entusiasmo pelo aprendizado e pela experimentação o levaram a explorar o uso de bombas d'água acionadas por cata-vento. A iniciativa de Carlos, que começou com a busca por conhecimento e a observação das práticas de outros, destaca uma mensagem poderosa: cada um de nós tem a capacidade de implementar mudanças significativas em nossa vida e comunidade, utilizando recursos sustentáveis. A história de Carlos serve como um lembrete inspirador de que, ao dar pequenos passos e manter a mente aberta para aprender, podemos fazer uma grande diferença na construção de um futuro mais autônomo e eficiente.
Tá, mas e o Bitcoin? 🗣️₿⚡🍻
Ao redor do mundo a semana para o BTC foi incrível, em pelo menos 14 países ele atingiu a contação máxima da história, isso inclui Argentina e Japão.
When will #Bitcoin reach a new all-time high in your country?
— Punk.Btc (@Punk1Btc)
8:21 AM • Feb 23, 2024
No Brasil, a semana fechou com leve baixa, houve uma queda com relação ao BRL de 1,85%, até o fechamento desta edição:
2 argumentos para entender que o BTC pode ser visto como uma reserva de valor melhor que o ouro:
O halving que vem aí, tornará em abril deste ano a taxa de inflação do Bitcoin menor que a do ouro. A previsão para o ouro é de ostentar uma inflação entre 1,5% e 2%, já a moeda de Satoshi Nakamoto passará a ter uma taxa de apenas 0,9%. Esse é um bom argumento para você comprar e olhar para ele como reserva de valor, o segundo nessa comparação te mostrarei com esse tweet 👇
Transfer Gold and #BTC
— naiive (@naiivememe)
9:16 AM • Feb 23, 2024
Além das Convenções: A Odisseia Off-Grid de Stephanie e Joel

À 16 anos, Stephanie e Joel decidiram viver uma vida off grid
Stephanie e Joel, um casal que decidiu viver uma vida fora do sistema sem recursos e em um terreno rural compartilhado. O Casal que hoje tem 2 filhos, se dedicam à sua propriedade, família e filosofia há 16 anos. Honram a beleza das coisas simples como são, e apreciam, como deve-se esperar, a vida no mato.

A primeira casa, construída com pouco dinheiro.
No início houve muito perrengue, como não havia dinheiro o casal canadense buscou materiais que pudessem ser usados em seu lar, em lixos, ferro velhos e aproveitaram partes de uma outra casa que estava sendo demolida no processo de construção da sua. Joel conta, que a época da construção, toda a casa não custou muito mais do que CAD 5.000,00. Nesse início, nem mesmo energia elétrica havia, sendo necessário o uso do fogo por velas ou lamparinas nas noites até a chegada de um pequeno painel solar que foi parar por lá.
O banheiro ficou externo, e daí veio o aprendizado também em contraposição a vida na cidade, no mato com banheiro seco e fora da casa (apesar de haver um para banho e nº1 dentro do imóvel). Eles construíram o lar com design permacultural, aproveitando no inverno luz total do sol para esquentar os ambientes, além de posicionar o fogão à lenha, similar a aqueles de ferro, um modelo antigo da vovó, de forma que o seu calor aquece a casa e a água.
Sobre a água, o casal canalizou com a ajuda de uma bomba elétrica de uma pedreira, colocando o reservatório acima na casa, no sótão, para aproveitar a gravidade nos usos rotineiros. A água potável vem do lençol freático, um poço precisou ser cavado, provendo para a família água que foi filtrada lentamente, por centenas de anos e repleta de minerais que fortalecem a saúde e bem estar.
O sistema de energia foi se expandindo com o tempo, de uma pequena placa a família foi para 5 de boa potência, além disso, o sistema de baterias foi reforçado, exigindo estudo e atenção deles para dominar a administração das cargas, na profundidade correta. Muitos não sabem, mas as baterias que usamos para armazenar eletricidade em casas off grid precisam ser administradas em suas profundidades, que é o nível que ela pode ser descarregada para durar o maior tempo possível, a bateria que é usada ao limite sempre, dura pouco tempo, ao passo de uma que é usada apenas aproveitando ao máximo 30% de sua carga e deixando outros 70%, pode manter a capacidade de armazenamento por 3 ou 4 anos, no exemplo mencionado a profundidade da bateria é de 30%. Justamente por isso, Stephanie conta que eles trocaram as primeiras bateria de chumbo ácido pelas atuais de lítio, que possuem maior profundidade.

Hoje, 4 bateria são suficientes para o dimensionamento da família.
Joel, na entrevista que inspirou esse artigo, diz algo que nós que estudamos e vivemos a vida homestead sabemos muito bem: Ele diz que esse estilo de vida é uma eterna aventura, e que todo dia ele é forçado a aprender algo novo e que isso é maravilhoso.
Porém, o casal sente vontade de desacelerar das constantes exigências que a propriedade reivindica, como o corte da lenha para aquecimento, que chegou a tomar dias da semana, por isso fez sentido se render ao gás propano para ganhar qualidade de vida e não precisar acordar à noite para atiçar o fogo.
Outra solução, já pensando no envelhecimento e nas necessidades de obter dinheiro, que inevitavelmente temos, foi construir um lindo Airbnb, uma cabana inspirada nos cogumelos que com prazer aprenderam a cultivar. Além de hospedagem, a Tiny House oferece experiências, como banhos no gelo do inverno e sauna aquecida a lenha.
A história e realização de Stephanie e Joel, nos enche de inspiração e admiração. É bom ler, ver e escutá-los. O que a história deles mais te agregou, deu ideia ou chamou a sua atenção? Resposta este e-mail com sua resposta e compartilhe comigo 😉
Para dar tchau 👋🏻
Você já ouviu falar no conceito de Urban Jungle?
A ideia é “emular“ uma floresta destro de um apartamento ou casa na cidade. Talvez por mais que você deseje viver uma vida off grid, ainda não seja o momento, e por isso, ao invés de você se doer por não ir pro mato, você pode trazer o mato para viver contigo e nesse meio tempo, ganhar mais intimidade com as plantinhas.
Confira 10 dicas para começar essa empreitada com o pé direito:
Reply